Caboclinhos
Síntese: De origem indígena, este bailado costuma ocorrer por ocasião da Festa do Divino Espírito Santo ou do carnaval. Dele participa um número de figurantes - vinte no máximo - que varia de acordo com a localidade. Estes participantes contam a idade de dez a quinze anos. Com seus gestos imitam estarem guerreando.
Grupos simulando tribos indígenas (canindés, taperaguazes, tupinambás, carijós) que percorrem ruas de cidades nordestinas nos dias de carnaval. Compõem-se, esses grupos, de figuras de índios que ostentam vistosos cocares, tufos de penas na cinta e nos tornozelos, colares de dentes de animais, contas nas vestes, espelhos nos peitorais e na cabeça, pequenas cabaças suspensas à cintura.
Executam um bailado primário, ao som de flautas, pífaros e instrumentos de percussão. Uma das atrações do carnaval de Recife (PE), são também chamados cabocolinhos. De origem ameríndia.
terça-feira, 29 de abril de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá meninas!
Meus amores adorei participar deste blog, que viagem na História, só de pensar que tudo começou neste paraíso!!!! Valeu pelo esforço, PARABÉNS GAROTAS!!!!
beijos
Jackie Avelino
Postar um comentário